Logo Desalinha Blog

Uma cidade encantadora no litoral da Toscana: conheça Talamone

Por: Ana Lidia 25 de julho de 2017 Categorias: Dicas de Viagem Sem Comentários

Olá pessoas,

por acaso você já ouviu falar na cidade de Talamone? Confesso que eu não conhecia este lugar até visitá-lo. Conheça agora essa cidadezinha encantadora no litoral da Toscana!

 

Marina de Talamone
Marina de Talamone

Conheça Talamone

 

Talamone faz parte do território da Comuna de Orbetello, província de Grosseto na Toscana e está na divisa Sul do Parco Naturale della Maremma, uma reserva ambiental de mata preservada.

 

Está a 25 km da sua província Grosseto, a 170 km de Roma e a 168 km de Firenze.

Cidade de Talamone

 

Super pequena com 280 habitantes, segundo os dados da própria Comuna. De origem Etrusca, seu território passou por batalhas entre Celtas e Romanos em 225 a.C.. Durante o período conhecido por Alto Medieval foi dominada pela família Aldobrandeschi, que construiu uma imponente Rocca para defesa e avistamento dos inimigos. Devido a insalubridade do local Talamone foi por anos abandonada, sendo novamente habitada somente durante o séc. XVIII.

Ruas de Talamone

O nome Talamone é realmente reconhecido pelos italianos devido à parada de Giuseppe Garibaldi e os seus Mille, em 1860 para abastecimento de água e armas, quando seguiam para a Sicília em busca da libertação da Itália.  

Atualmente Talamone é conhecido por ser uma área de balneário na Toscana, com várias praias e cale (pequena praia em meio à pedras).

Praias de Talamone

 

O que fazer em Talamone?

 

  • Passear pela cidade

    Passear pelas ruas de Talamone
    Passear pelas ruas de Talamone

Com certeza uma volta pelas ruelas de Talamone você precisa fazer. Por ser pequena, em pouco tempo você conhece tudo. Uma dica é aproveitar o fim de tarde nos vários barzinhos e restaurantes do centro da cidade.

  • Conhecer a Rocca Aldobrandesca

    Rocca Aldobrandesca

Construída na metade do séc. XIII ela é uma imponente construção totalmente em pedras. Para chegar até lá basta seguir a rua principal da cidade, a Rocca abre para visitação interna apenas no verão das 15:30 às 20:00 horas e a entrada é gratuita. Além disso, vale a pena conferir o visual de lá, onde você avista todo o mar de águas transparentes.

  • Mergulhar em uma das praias de Talamone

Sem dúvidas, você precisa dar um mergulho em uma das praias de Talamone. Um dos locais mais conhecidos é o Bagno Delle Donne.

Bagno Delle Donne
Bagno Delle Donne

Um espaço rochoso para mergulho, conhecido por esse nome “Banho das Mulheres” por em um período ser a área reservadas às mulheres irem ao mar. Longe dos olhares do homens, que ficam à alguns metro de distância em uma outra área conhecida como Banho dos Homens.

Local que era conhecido como Bagno degli Uomini

O Bagno delle Donne é um local super visitado, com uma área a pagamento e logo atrás uma área livre para o mergulho.

 

A tranquilidade de Talamone
A tranquilidade de Talamone

Onde ficar em Talamone?

 

Minha dica para quem quiser aproveitar as deliciosas praias de Talamone, conhecer a cidade e ainda relaxar em meio a natureza é ficar hospedado no agradável Agriturismo Tattarini.

Ele fica a poucos quilómetros da cidade e próximo à praias ideais para fazer kitesurf e tantas outras ótimas para mergulho. Este Agriturismo também fica próximo ao Parque Natural da Maremma uma área de reserva natural aberta à visitação, os passeios são caminhadas de até 13 km em meio a mata.

Além disso, no Agriturismo Tattarini você se sente em casa pois, o local é administrado por um casal super simpático e acolhedor. O café da manhã é preparado por eles, com tortas de-li-ci-o-sas! Vale a pena conhecer!

Mais dicas sobre o verão na Italia? Veja aqui.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário e siga nossas redes sociais! Até o próximo post!

 

Deixe um Comentário