Logo Desalinha Blog

praça principal

Monteriggioni, uma pequena cidade medieval perto de Siena

Por: Ana Lidia 7 de dezembro de 2017 Categorias: Roteiros Históricos Um Comentário

Olá pessoas, hoje vou apresentar para vocês Monteriggioni, um lugar pouco visitado por turistas estrangeiros, fica pertinho de Siena na Toscana e tenho certeza que você vai ficar curioso para conhecer. Vem saber mais sobre Monteriggioni:

passeio
Passeio em Monteriggioni

 

Como chegar

 

Monteriggioni fica à poucos quilômetros (16,5 km) acima da sua província, Siena. Viagem que dura cerca de 35 minutos. Suas fortificações são visíveis já da estrada em especial, para quem vem de Firenze direção à Siena.

 

Monteriggioni
A cidadezinha de Monteriggioni

 

A melhor opção para visitar a cidade é sair de Siena de carro seguir a estrada, que é bem sinalizada, e parar no estacionamento específico para visitantes. O estacionamento é a pagamento e custa 3,50 euros por período. Depois, passeie pela cidade a pé. Por ser pequena é possível conhecer toda a cidade com calma em uma manhã ou uma tarde.  

estacionamento
Estacionamento

A história de Monteriggioni

 

O Castelo de Monteriggioni, a fortificação, foi construído por Siena entre 1214 e 1219, como forma de defender seu território de ataques florentinos. A edificação em formato de castelo composta de 14 torres foi uma novidade dos seneses. Como um local defensivo, Monteriggioni foi cenário de várias batalhas, quase sempre disputas territoriais entre Siena e Firenze.

Porta de entrada
Porta Franca

 

Já na denominada idade moderna, o entorno dos muros da cidade passou por um aterramento, melhorando sua estrutura. Outras batalhas ocorreram, incluindo bombardeamentos e incêndios até a rendição de Monteriggioni e posteriormente o fim da República de Siena em 1555. Consta que nesse período a cidade fica em posse da família Médici e que os moradores são levados à Firenze como escravos. A partir daí a cidade passa a ser posse de ducados de famílias nobres até ser de posse vitalícia da família Griccioli que até hoje é proprietária de algumas torres do castelo e campos ao redores.

 

O que fazer em Monteriggioni

 

O passeio por Monteriggioni deve ser feito todo a pé, na entrada, Porta Franca, já é possível ver a imponência dos muros da cidade. Comece pela praça principal Piazza Roma, com pequenos restaurantes, no centro os vestígios da cisterna da cidade e a direita a pequena igreja de Santa Maria Assunta.

 

praça principal
Piazza Roma

 

Cisterna
Antiga cisterna

 

Igreja de 1213
Chiesa di Santa Maria Assunta construída em 1213.

 

dentro da igreja
Interno da igreja.

 

Muros

 

Como uma pequena cidade medieval a grande atração são os muros de 570 metros de comprimento feitos em pedras espessas e naturais com 14 torres e duas portas: Porta Franca e Porta Ponente. Os muros de Monteriggioni são citados por Dante na Divina Comédia. A visitação aos muros é possível em pontos específicos e custa 2,50 euros.

 

visitando os muros
Visitação dos muros

 

muros originais
Muros originais em pedras

 

vista da cidade
Vista da cidade

 

Museu Monteriggioni in Arme

 

Com o mesmo ticket de entrada dos muros é possível visitar o Museu Monteriggioni in Arme que contém diversas reproduções de armas de combate e armaduras. Além, de pequenas reproduções em maquetes de como era a cidade no período Medieval e também de seus moradores.

 

Museu
Museu em Monteriggioni

 

armaduras
Armaduras

 

Museus de armas
Representações no Museu de armas.

O divertido desse museu é poder tocar e vestir as armaduras e armas. Outra coisa que me chamou a atenção foi perceber como os moradores daquele período eram pequenos, baixos e bem magros.

 

espada
Espada como na idade média

 

Mais curiosidades

 

Nos últimos anos, o turismo em Monteriggioni teve um aumento devido ao seu inserimento no traçado da Via Francigena, estrada que ligava Itália à França, e que hoje é feita por peregrinos aventureiros a pé, em bicicleta ou intercalando com meios públicos, saiba mais aqui: Via Francigena. Monteriggioni portanto, trata-se da etapa 32 e seu percurso parte da Piazza Roma até a Piazza del Campo em Siena.

 

lojas
Lojas na cidade

 

Monteriggioni também já foi utilizada como cenário de diversos filmes os mais conhecidos são: Gladiator, 2000; The English Patient, 1996; Amici miei – come tutto ebbe inizio, 2011.

Além disso, no jogo Assassin’s Creed II e Assassin’s Creed Brotherhood existem batalhas que reproduzem toda a cidade e seus muros.

 

Pela cidade
Pela cidade

Para comer

Organize seu passeio em modo que possa almoçar ou jantar em um dos melhores lugares que já comi. O Bar Del’Urso fica aos pés de Monteriggioni pouco antes de chegar aos muros. O local é um bar à beira de estrada por isso, não espere mesas lindas, arrumadas nem espaço. É sempre cheio por isso, é preciso esperar uma mesa ou dividir com outras pessoas, a comida é caseira, toda feita ali. Experimente o antipasto misto e uma pasta com molho de cinghiali (javali), você não vai se arrepender.

Conheça outros roteiros e passeios ao redor de Siena aqui.

O que achou desse passeio por Monteriggioni? Deixe seu comentário aqui embaixo. Não deixe de seguir nossas redes sociais! Até o próximo post!

Um Comentário

  • Virgínia Fortunato

    Virgínia Fortunato

    16 de maio de 2018 at 20:36Responder
    Adorei seu texto e suas fotos!!

Deixe um Comentário