
3 Dicas para aproveitar o verão na Itália durante as suas férias
Olá pessoas,
Julho e Agosto são os meses de verão na Itália! Se você está pensando em aproveitar as suas férias e passear pela Itália no Verão lá vão algumas dicas:
1. Prepare-se para o calor do verão na Itália
Sim! Muitas vezes temos em mente que na Europa só faz frio! Já ouvi várias vezes esse tipo de comentário. Mais ou menos como se no Brasil só fizesse calor e nós vivêssemos apenas em praias.
Nos meses de Julho e Agosto é pleno verão e dependendo da região onde você vá, sofrerá um pouquinho mais com o calor.
No Sul da Itália, o calor é constante, mas por serem regiões rodeadas de mar o vento ajuda a manter as temperaturas mais amenas. Regiões de litoral em geral são quentes mas tem sempre uma brisa fresquinha.

Já no Norte (Lombardia, Veneto), as temperaturas são mais baixas comparadas com outras regiões do país. Normalmente, em cidades altas como Siena, na Toscana, a temperatura é mais agradável já cidades mais baixas ou em vales como Firenze, na Toscana, o vento circula pouco por isso, o calor é maior. Cidades com alto número de construções como Milão, apesar de estar em uma região mais fresca, pode se tornar um grande forno nos dias de Agosto.
Por isso, não esqueça do chapéu na cabeça, usar protetor solar e ingerir muuuuita água! Prefira organizar seus passeios externos pela manhã e fim de tarde.
2. Evite comidas pesadas
Sei que estando na Itália logo vem em mente comer todo o tipo de massa, pois é, é quase impossível resistir! Mas com as altas temperaturas, tente evitar comer massas pesadas! Reserve um dia para comer aquele antipasto de terra com vários tipos de queijos, salames e prosciuto e depois aquela Lasanha a bolonhesa com vinho rosso.
Prefira alimentos mais leves para os dias de passeios, como sanduíches, saladas e principalmente frutos do mar e peixes. A Itália possui uma biodiversidade incrível, aproveite esse período para provar as frutas e verduras locais da estação, como as variedades de abobrinhas, de limões, de cerejas e tantas outras coisas. Além disso, o país têm uma infinidade de opções de pratos que acompanham frutos do mar e peixes, tenho certeza que você não encontrará essa gastronomia em nenhum lugar no mundo, por isso aproveite!

3. Programe-se bem para o verão na Itália
Em especial no mês de Agosto, você pode ter uma surpresa uma tanto desagradável caso não se programe. Agosto é o mês de férias na Itália, em toda a Europa em geral, com isso muitos locais fecham por um período. Algumas lojas, restaurantes e sorveterias podem permanecer fechados principalmente na semana de 15 de agosto, durante o feriado nacional de “Ferragosto” uma festividade tradicional dedicada ao passeio “fora dos muros da cidade”. Na antiguidade, as cidades eram rodeadas pelos muros e portas e no dia 15 de agosto era comum sair para um passeio fora da cidade com familiares e amigos.
A tradição se mantém, e por isso, muitas vezes turistas desavisados são pegos de surpresa e não encontram aquele restaurante super indicado aberto.

Outro fator específico do mês de Agosto, é a aglomeração de turistas nas cidades. Por ser um período de férias em vários países é normal que aumente o número de turistas.
Por isso, verifique a abertura dos locais e antecipe a compra de ingressos a museus. Assim, você evita as grandes filas e pode aproveitar melhor as suas férias na Itália!
Veja alguns Museus que você pode comprar o ingresso antecipado:
Gostou das dicas? Deixe a sua opinião e acompanhe também as nossas redes sociais!
Marta Lúcia Francisco