Logo Desalinha Blog

6 novidades exclusivas da Cersaie em revestimentos cerâmicos

Por: Ana Lidia 4 de outubro de 2017 Categorias: Design Sem Comentários

Olá pessoas, na última semana de 25 a 29 de setembro de 2017 em Bologna – Itália aconteceu a Cersaie, o salão internacional da cerâmica para arquitetura e acabamentos para banheiro. Uma feira conhecida por lançar todas as tendências de acabamentos que serão vistas em 2018 e nos próximos anos.  Claro, que eu como designer não poderia deixar passar esse evento e fui lá conferir de perto todas as novidades! Veja agora as 6 tendências que foram lançadas na Cersaie 2017 em revestimentos cerâmicos.

Cersaie 2017
Cersaie 2017

 

1- Versatilidade dos cimentos

Dentre as centenas de marcas que estavam expondo, ficou claro que a grande maioria apostou em pelo menos um ambiente totalmente idealizado com produtos de cores e texturas inspiradas no concreto e cimento. Uma tendência que já vem de alguns anos, em consequência da febre pelo estilo industrial.

cimentos
Cimentos são tendência

O que chama a atenção este ano, é que os produtos estão mais escuros tendendo para um grafite. O ponto positivo deste tipo de produto é a versatilidade. Eles combinam com diversos tipos de ambientes como: sala de estar, sala de jantar, cozinha, banheiro,varanda, etc. Pode investir nos cimentos escuros sem medo.

revestimentos escuros
Texturas de concreto escuras
cimentos na parede
Cimentos também na parede – Cerâmica Roca
Tons mais escuros – Cerâmica Roca

2- Azulejos retangulares reinam na Cersaie

Inspirados em estações de trem e metrôs americanos e europeus os azulejos retangulares começaram a aparecer em 2014, mas agora se consolidaram e reinaram na Cersaie 2017. Com brilho e acabamento bisotado eles vêm em novas cores, mais vibrantes e até mesmo com estampas.

Azulejos coloridos
Turquesa e brilho
Composição e cor
Diferentes materiais

3 –  Formatos Geométricos

 

Não foi um, nem dois, foram váááários lançamentos de produtos geométricos. A geometria está tanto na ilustração como no formato das peças e em alguns casos na duas, formando um efeito incrível que confunde o olhar.

Geometria em tudo!
Formato e ilustração
Composição de diferentes formatos e ilustração
Geometria com diferentes materiais
Mais geometria em formato e composição

 

4- O clássico Preto e Branco

 

Preto e Branco sempre é um clássico, mas com o uso das geometrias esta combinação tornou-se ainda mais utilizada. Não é fácil usar a geometria em ambientes mas com as cores preto e branco a harmonização é quase que imediata. Com isso, na Cersaie 2017 foi possível ver muito Black and White.  

Preto e branco vem com tudo!
Combinação perfeita
Azulejos retangulares, geometria e preto e branco
Preto e branco em diferentes materiais – Cerâmica Roca

 

5 – Transparência

 

Transparência? Isso mesmo, acredito que a grande surpresa da feira este ano foi a transparência na cerâmica. Uma opção para combinar o uso da cerâmica com luzes. Apagadas é uma cerâmica com textura, branca, simples e elegante. Ao acender as luzes ela se transforma e ilumina o ambiente, como difusora.

Novidade que pude conferir de perto mas sem registrar pois, ainda era uma exclusividade. Algumas marcas já adquiriram esta tecnologia e em breve veremos por aí.

 

Ps: A marca brasileira Cerâmica Portinari já divulgou em seu Instagram esta novidade que lançará em breve.

 

6 – São só 3 milímetros.

 

Chama a atenção a tecnologia inserida no desenvolvimentos das peças cerâmicas. As empresas estão se aperfeiçoando em diminuir a espessura das peças e com isso dar mais utilidade à cerâmica. Muitas marcas estão investindo em peças com espessura de 3 mm. Já era o tempo em que a cerâmica estava somente no piso ou parede, hoje ela está nas bancadas, cubas, frontões de armários e mesas com acabamentos impecáveis.   

 

acabamentos em cerâmica
Acabamentos em cerâmica

E aí, o que achou das novidades? Veja mais sobre a Cersai 2017 no Instagram do Blog @blogdesalinha

Até o próximo post.

Deixe um Comentário