Logo Desalinha Blog

A Verdadeira Pizza Italiana

Por: Ana Lidia 23 de junho de 2018 Categorias: Gastronomia Sem Comentários

Pizza tem sido um marco da herança e cultura italiana que remonta ao século XVI. A partir daí, permeava o mundo, interpretava e servia de diversas maneiras e era apreciado por quase todos. Mas, qual é a verdadeira pizza italiana? Quais qualidades tornam a deliciosa e famosa culinária que todos nós conhecemos e amamos? Aqui é o que se delicia com uma deliciosa fatia de pizza na Itália.

Primeiro de tudo, se você está sentado à beira-mar na Sicília, admirando a paisagem toscana ou observando as luzes cintilantes do Coliseu como a noite cai, você encontrará que as pizzas italianas não são servidas como uma fatia, mas mais comumente como uma torta inteira . Embora você possa descobrir que cada comuna na Itália tem seus próprios ajustes e estilos pessoais, você provavelmente será deixado para dividir o saboroso petisco. Muitas vezes, quando as pessoas pedem uma pizza, elas esperam compartilhá-la. No entanto, na Itália, cada pessoa terá sua própria torta enorme e trocará peças pela mesa.

Um dos principais equívocos sobre a pizza italiana é que ela é servida como um bolo grosso, estilo prato profundo. Na verdade, a crosta é um dos componentes mais importantes da refeição e é tradicionalmente fina, mas tem uma consistência macia. Dentro da crosta encontra-se o sabor característico e textura excepcional encontrada apenas na pizza italiana. Os cozinheiros colocam muita importância na quantidade de fermento fresco e tipo “00” de farinha necessária para inventar esta base perfeita. A crosta é esticada à mão e cozida a temperaturas extremamente altas em forno a lenha para obter uma qualidade final impecável.

O molho é o próximo fator importante e geralmente é feito de tomates italianos locais descascados, na maioria das vezes San Marzano, cultivado meticulosamente em solo italiano rico e misturado com uma variedade de ervas bem repartidas. Outra curiosidade é que este molho não é cozido ao lado das outras coberturas, mas permanece fresco e gelado em cima da crosta. Em algumas versões, a pizza italiana é servida inteiramente sem molho, chamada bianca, e é levemente encharcada com azeite de oliva.

Deixe um Comentário