Logo Desalinha Blog

Cidade decorada

Descubra porque Montefalcione é tão conhecida pelos fogos de artifício

Por: Ana Lidia 13 de setembro de 2017 Categorias: Dicas de Viagem Um Comentário

Olá pessoas!

Hoje vamos viajar para o Sul da Itália, na região da Campania, é na província de Avelino que se encontra a cidade de Montefalcione. Com 3.467 habitantes, Montefalcione é uma cidade que já havia chamado minha atenção ao passar pela auto estrada e visualizá-la lá no alto da colina, uma graça! Eu só não imaginava como ela poderia ser tão alegre e calorosa em dias de festa, a tão esperada festa dos padroeiros San Antonio di Padova e San Lucia Vergine e Martire. Conheça mais sobre essa festa tão tradicional!

 

andando pelas ruas
Andando pelas ruas da cidade

A charmosa Montefalcione

A 561 metros acima do nível do mar, Montefalcione é uma cidade de colina, como o nome e o símbolo da cidade já dizem, Montefalcione deriva de monte e facão, fazendo referência ao local e a ferramenta de trabalho cotidiano dos camponeses que sempre habitaram ali. Cheia de histórias, na cidade já foram encontrados diversos objetos como vasos e sepulturas do fim dos anos de 1100 a.C.. Pesquisas confirmam que o local já foi dominado por Etruscos, Sannitis e Romanos.

Seu auge populacional foi em meados dos anos 1950 hoje, pacata e tranquila se renova na semana de festividades em adoração aos padroeiros, festa tradicional, que recebe visitantes de toda a Campania.

 

Pôr do Sol
Pôr do Sol do alto de Montefalcione

Não é Natal

A festa da cidade em homenagem aos padroeiros é comemorada sempre na última semana de agosto, esta data não está relacionada ao dia dos santos, mas sim ao dia em que a igreja principal recebeu a denominação de Santuário. Os festejamentos começam sempre na quinta-feira e vão até a segunda-feira sucessiva, o auge acontece mesmo no final de semana.

 

Cidade decorada
Cidade decorada em homenagem aos padroeiros

 

A cidade se enfeita, as ruas do centro são todas decoradas com grandes estruturas de luzes, formando um lindo corredor iluminado. São tantas luzes que até parece Natal mas, o que realmente se destaca é atmosfera calorosa da comunidade que organiza cada detalhe todos os anos. Ahhh, vale lembrar que essa decoração nunca se repete, cada ano as luzes tem uma temática diferente!

 

A decoração da praça.
A decoração da praça da cidade.

 

Atmosfera festiva
A atmosfera festiva de Montefalcione

 

No sábado, acontecem os shows de cantores renomados da região. Já no domingo depois das celebrações internas da igreja, acontece a procissão do Santo Antônio de Padova pelas ruas da cidade. Ao final da procissão vem celebrado o “incêndio ao campanário”, quando acontece um grande estouro de fogos de artifício.

 

Início das festividades
Início das festividades

No dia seguinte, na segunda-feira, acontece a procissão da Santa Lucia, da mesma forma circulando pelas ruas da cidade.

Procissão de Santa Lucia
Procissão dos Santos

 

Procissão por Montefalcione
Procissão pelas ruas de Montefalcione

 

O que chama atenção nessas festividades é a mistura de tradição e fé de moradores e visitantes. No passar do santo, as pessoas deixam junto à imagem seus pedidos, agradecimentos e notas em dinheiro. Ao final do percurso, a imagem está carregada de notas. O valor recolhido é administrado pela diocese para organizar as festividades do próximo ano.

 

Ao final
Ao final da procissão

E é na noite de segunda-feira que acontece a competição pirotécnica mais importante da Campania.

 

O  final da festa

A festa de Montefalcione se conclui na noite de segunda-feira, com a tão esperada competição pirotécnica. Todos os anos, competidores de diferentes cidades vêm até Montefalcione para participar desta disputa. Cada um tem meia hora para apresentar a sua sequência de disparos.

 

Os fogos
Os fogos de artifício

 

Trata-se de uma competição pois, existem juízes que observam cada concorrente, analisando a variedade dos fogos, o número de disparos, a sequência, entre outros. Os moradores da cidade são tão apaixonados por essa competição, que sabem tudo sobre fogos e tipos de disparos.

 

Um espetáculo
Um espetáculo sem igual

 

Às 21:00 horas a cidade para e todos olham para o céu, a espera desta competição que ilumina a noite e é vista até em cidades vizinhas. Ao final dos fogos, todos os moradores correm para o centro da cidade, na praça principal, para saber quem foi o grande vencedor da noite.

 

Prêmios
Os prêmios aos vencedores

 

Ao final todos os competidores saem premiados, como “A melhor bomba de efeito”, “A melhor sequência” e lógico o grande campeão que leva para casa o troféu e um valor em dinheiro.

 

Palco
Palco onde são apresentados os campeões.

 

Eu só conheci esta maravilhosa festa que mistura cultura, tradição e fé graças à amigos que nos convidaram para participar. Tive a honra de estar de frente aos competidores, em meio ao campo, na escuridão da noite, quando o efeito dos fogos no momento foi absurdamente lindo, que até me faltam palavras para descrever.

 

Aguardando os fogos
Do alto de Montefalcione, para assistir os fogos

 

Fiz alguns registros com o celular e espero que vocês consigam saborear pelo menos um pouco do que foi este espetáculo.

 

Fiquem agora com esse pequeno vídeo:

Caso não consiga visualizar o vídeo clique aqui: vídeo

Meu super obrigada ao Massimiliano e a Sara por este convite.

E você gostou do post? Eu já marquei na agenda, última semana de agosto, visitar Montefalcione!

 

Obrigada e até o próximo o post!

Um Comentário

  • Regina

    Regina

    22 de setembro de 2017 at 14:18Responder
    Parabéns Ana Lídia pelo seu blog. A Itália é apaixonante e vc sabe muito bem mostrar os encantos deste país encantador. Um grande abraço.

Deixe um Comentário