Logo Desalinha Blog

belíssima sorano

Descubra Sorano e o vale rochoso na Toscana

Por: Ana Lidia 3 de fevereiro de 2018 Categorias: Roteiros Históricos Sem Comentários

Sorano é um pequeno Borgo medieval, que faz parte do conhecido Vale Del Tufo. No interior da Toscana, pertencente a província de Grosseto e está a 154 km de Roma. Venha descobrir um pouco dessa simpática cidadezinha.

a cidade
A cidade de Sorano

Curiosidades sobre Sorano

 

Está localizada sobre uma área onde predomina uma rocha calcária de origem vulcânica que domina todo o leito do rio Lente. A característica geológica dessa região faz com que o local seja conhecido por suas cavernas escavadas e pelas construções medievais realizadas sobre e com as próprias rochas.

cidade rochosa
Sorano uma cidade rochosa

Toda a cidade possui 3 464 habitantes, segundo os dados do Comune mas, seu centro histórico é parcialmente abandonado. Algo visto como normal nessas pequenas cidades de origem medieval já que, as habitações não são tão modernas e as cidades não possuem postos de trabalho para os moradores restando assim, somente uma população mais velha.

centro histórico
Centro histórico vazio

 

Arquitetura particular

 

O grande destaque da cidade é Fortezza Orsini, uma imponente obra de fortificação finalizada em 1552, um exemplo de arquitetura militar do renascimento que resistiu a inúmeros ataques. De cima da Fortezza é possível vislumbrar uma linda vista e ainda observar a cidade e seus labirintos e galerias.  

 

fortezza
Fortezza Orsini no alto

 

arquitetura militar
Arquitetura Militar
muro
Muro de Sorano
porta de baixo
Porta Merli ou porta de baixo

 

Poderia ficar aqui horas contando cada um dos detalhes dos lugares a visitar e ver de perto em Sorano mas vou destacar uma das ruas que mais me chamou a atenção, o Gueto Hebraico.

 

paisagem
Detalhes da paisagem de Sorano

Gueto Hebraico

 

Sorano conserva até hoje a rua chamada de Gueto hebraico, onde vivia a comunidade Hebraica e existia inclusive uma sinagoga. O Gueto foi constituído pela família Medice em 1619 quando tornou-se proprietária do território de Sorano. A comunidade hebraica abandonou a região pouco antes de 1900. Por volta dos anos de 1990, quando o centro histórico da cidade foi quase completamente abandonado, a região do Gueto foi restaurada com o objetivo de conservar a história do local.

 

Gueto Hebraico
O Gueto Hebraico
comunidade
Sinais da comunidade Hebraica

 

Alguns sinais da presença da comunidade ainda podem ser vistos como os restos dos portões que fechavam e isolavam o Gueto.

O grande destaque da cidade é a presença da natureza, o rio que passa em torno e a tranquilidade do local.

rio
Rio Lente
os moradores
Os verdadeiros moradores da cidade
belíssima sorano
A belíssima Sorano

 

Assim, concluo meu passeio pelas ruelas de Sorano!

Ficou curioso(a) em conhecer as cavernas nas rochas em Sorano? Então aguarde que em breve farei um post especial sobre isso! Enquanto isso, leia mais sobre Borgos medievais na Toscana aqui.

Comente aqui embaixo o achou de Sorano.

Deixe um Comentário