Logo Desalinha Blog

capela

A espada na rocha existe e está na Toscana!

Por: Ana Lidia 7 de novembro de 2017 Categorias: Roteiros Históricos Sem Comentários

Olá pessoas! Tenho certeza que você deve conhecer alguma história de uma espada cravada na rocha. Existem diversas lendas conhecidas no mundo todo, a mais famosa é a lendária espada do Rei Artur das histórias do Ciclo Arturiano associada a soberania da Grã-Bretanha, que jamais foi vista. Mas, você sabia que existe sim uma espada na rocha? Ela fica em San Galgano província de Chiusdino, no coração da Toscana, seria ela a verdadeira Excalibur? Eu fui até lá conferir e hoje explico um pouquinho desse mistério.

San Galgano

 

Confesso que fui atrás da espada na rocha sem saber muitas informações sobre a história. Sabia apenas que ela existia e estava em San Galgano que faz parte da comuna de Chiusdino província de Siena. Segui as placas, sem gps e facilmente cheguei até uma área com basicamente dois locais para visitação: a Abadia de San Galgano e a Capela de Montesiepi. Ao chegar o que mais chamou a minha atenção é a Abadia de San Galgano, devido a sua imponência em um local aparentemente abandonado. Leia o post especial sobre a Abadia:  Abadia de San Galgano.

 

estrutura principal
Estrutura principal da Abadia de San Galgano

 

Como o objetivo era conhecer a espada segui para a Capela de Montesiepi. Trata-se de uma pequena igreja no topo de um monte, feita em pedra em formato circular, por isso também é conhecida como a igreja “redonda”.

 

capela
Capela de Montesiepi

 

É no centro da igreja, próximo ao altar que encontra uma velha espada ferro inserida em uma pedra. Uma redoma de vidro protege a espada de pessoas e suas diversas tentativas de retirá-la, na esperança de ser o próximo rei Artur.

 

espada na rocha
A espada na rocha de San Galgano

A história real da espada na rocha

 

Foi ali que descobri que a espada se trata de um objeto religioso católico que foi pertencente à Galgano Guidotti nascido em Chiusdino em 1148 e morto em 1181. Segundo as informações do local, Galgano fincou a espada na rocha em 1180 como um símbolo de paz e redenção em um período de disputas e guerra. Com este e outros atos Galgano foi beatificado tornando-se santo, San Galgano.

Segundo os atos da beatificação consta que ainda quando San Galgano estava vivo e acompanhava o Papa em Roma, invejosos tentaram retirar a espada, que se quebrou em vários pedaços. Pouco tempo depois a espada retornou em perfeitas condições por milagre do santo.

 

interno
Interno da capela

 

Ainda na igreja redonda, existe um espaço coberto com pano escuro onde estão ossos de braços e mãos que dizem ser dos tais invejosos, pesquisas atuais mostraram que os ossos são do XII século. Com isso, as histórias de San Galgano ficaram conhecidas e a região tornou-se importante naquele período, tanto que houve a criação da Abadia, a primeira construção gótica da Toscana.

 

centro redondo
Centro redondo da capela

 

Mas o que a espada na rocha de San Galgano tem haver com aquela espada do rei Artur?

Associações às lendas

 

Muitos pesquisadores acreditam e demonstram informações que associam a espada na rocha de San Galgano à lenda da espada Excalibur. A primeira associação é quanto ao nome de um dos cavaleiros da távola redonda chamado Galvano, muito parecido à Galgano. Outra, é a ligação das estradas, entre a Toscana e a Valle del Merse onde passava a estrada Francigena que levava à França medieval de Chrétien de Troyes o grande artífice do ciclo Bretone.

 

Eramo de Montesiepi

 

Ainda segundo estudiosos, quem fez a história de San Galgano chegar até a França foi um eremita, Guglielmo di Malavalle, que se estabeleceu na região que hoje é Castiglione della Pescaia (pertencente à Grosseto, região da Maremma na Toscana). Algumas hipóteses dizem inclusive que Guglielmo di Malavalle poderia ser não somente um de origem francesa mas um dos reis de Aquitania que se retirou depois de uma cruzada. Os mitos são explicados melhor em um artigo do Corriere della Serra (aqui).

 

Paisagem
Paisagem de San Galgano

 

As histórias de associações são inúmeras, o que sabemos é que a espada na rocha existe. Se ela é fruto de um milagre realizado por San Galgano dependerá da sua fé e se ela é a que originou a lenda da espada do rei Artur dependerá da sua imaginação. O que importa é saber que San Galgano em Chiusdino é um lugar lindo, cheio de histórias e com certeza vale o passeio.

 

Já conhecia a história da espada na rocha na Toscana? Acompanhe o blog para conhecer mais histórias como essa. Até o próximo post!

Deixe um Comentário