Logo Desalinha Blog

Finacchiona, um salame gourmet

Por: Ana Lidia 23 de junho de 2018 Categorias: Gastronomia Sem Comentários
Finocchiona é um salame marmorizado com gordura e aromatizado com sementes de erva-doce silvestres (que são um pouco mais fortes do que sementes de erva-doce domesticada).

É feito na Toscana, Itália.

Embora o Salame Finocchiona seja feito pela maioria das pessoas de todo o porco, uma pequena quantidade de carne pode ser misturada. Deve ser uma mistura de 50% de gordura, 50% de carne magra. Para a gordura, gordura da bochecha do porco, "guanciale", é usada. A magra vem do ombro e da barriga.

A carne e a gordura são moídas grosseiramente e temperadas com sal, pimenta (moída e inteira), alho e vinho tinto Chianti. Nitratos podem ser adicionados à mistura em Finocchiona comercialmente feita.

A mistura é embalada em um invólucro natural de até 10 polegadas (25 cm) de largura.

É envelhecido entre 5 meses e 1 ano antes de ser vendido, dependendo de quão grande é a salsicha. À medida que envelhece, os fungos crescem na pele.

Embora a carne nunca tenha sido cozida, a linguiça não precisa ser cozida. Você serve como está.

Sbriciolona de Finocchiona
Finocchiona sbriciolona é uma versão mais jovem, não envelhecida, talvez apenas 1 a 2 meses. Consequentemente, é menos firme, mais quebradiço.

Fatia um pouco grossa, ou vai desmoronar em você.


Notas de História
Finocchiona Salami é um produto centenário. Foi originalmente feito na região de Chianti e em Florença; agora é feito em toda a Toscana.
Notas de Linguagem
"Finocchio" em italiano significa "erva-doce".

"Sbriciolona" significa "quebradiço"

Deixe um Comentário