Logo Desalinha Blog

vista

Um passeio medieval por Magliano in Toscana

Por: Ana Lidia 24 de fevereiro de 2018 Categorias: Roteiros Históricos Sem Comentários

Que tal fazer uma viagem por séculos na Toscana em um único dia! Sim, isso é possível conhecendo essas pequenas cidades do interior, hoje vou apresentar os detalhes de Magliano in Toscana, vem conhecer:

vista
Vista de Magliano in Toscana

Como chegar?

 

Um pouco escondida dos tradicionais roteiros turísticos, Magliano in Toscana é uma pequena cidade pertencente a província de Grosseto na Toscana, parte da região da Maremma. Está a 169 km de Roma e 102 km de Siena.

 

Um pouco de história

 

No centro histórico de Magliano provavelmente encontrava-se uma castelo já no ano 1000. O território, assim como toda a região da Maremma, pertencia a família Aldobrandeschi. Em um dos atos de divisões da família de 1297 é mencionado o cassero, que hoje restam um ângulo no centro histórico e os restos do muros medievais que se encontram entre três torres.

cidade
Cidade de Magliano

 

A cidade passou por diversas ocupações, como a do rei de Napoli em 1326. Com isso, guerras e incêndios destruíram os muros do castelo. Em 1358, já sob dominação de Siena, o cassero e os muros foram reconstruídos. Com idas e vindas, lentamente a cidade foi sendo degradada e abandonada, alguns livros marcam que, em 1451 a população era de pouco mais de cem pessoas em estado de extrema miséria.

muros
Dentro do muros

Atualmente os três lados dos muros se mantém conservados, entre 6 torres redondas. (Três mais antigas e outras três da reconstrução).

visitação
Visitação aberta

 

O muro que circunda a cidade de Magliano in Toscana é um dos poucos na Itália que é aberto para visitação interna e totalmente gratuíto. A sensação de visitar a parte interna é deliciosa, o acesso é super fácil. Do alto é possível visualizar o mar, na região de Talamone, leia mais sobre essa cidade aqui.

caminhar dentro
é possível caminhar por dentro

 

torres
As torres

Dentro da cidade de Magliano in Toscana

 

Passando pelos muros, a cidade de Magliano in Toscana é tipicamente medieval.

portas
uma das portas de entrada da cidade

Situada próximo a Porta di San Martino está a igreja que leva o mesmo nome. É a primeira pieve construída no centro histórico provavelmente do XI século, com linhas simples e elegante toda em mármore travertino cortado em pequenos quadrados.

san martino
Chiesa di San Martino

 

Caminhando ainda pela rua principal é possível avistar o Palazzo Dei Priori e Del Capitano. Um edifício construído em 1425 para alojar o “Capitão do Povo” uma autoridade representante de Siena que presidia o conselho geral com a população. Os numerosos brasões que estão na fachada do prédio representam os vários capitães que por ali passaram.

Palazzo Dei Priori e Del Capitano
Palazzo Dei Priori e Del Capitano

 

Próximo à  Magliano in Toscana

Os arredores de Magliano escondem maravilhas, como o Monastero di San Bruzio.

san bruzio
As ruínas

Monastero di San Bruzio

 

Um local em ruínas, uma paisagem muito diferente da região. A data da construção é incerta, provavelmente do XI século.  A igreja tem algumas características francesas, em detalhes possui ornamentos, figuras e cabeças de animais da região da Maremma. Da igreja original, o que resta hoje é apenas a estrutura da cúpula, o pedaço principal. Assim, é possível imaginar quanto era grande este local.

 

ruinas
San Bruzio

As ruínas ficam em um campo e a visitação também é gratuita. Algumas pessoas evitam visitar o local por temerem as ruínas.

pôr do sol
Pôr do Sol em Magliano

A poucos quilômetros de Magliano in Toscana está o Borgo medieval de Pereta e a árvore mais antiga da Toscana, uma oliveira com mais de 3.500 anos! Tema para o próximo post!

Gostou desse salto em séculos? Deixe seu comentário. Nos vemos no próximo post!

Deixe um Comentário