Logo Desalinha Blog

Receita italiana de Nutella feita em casa

Por: Ana Lidia 14 de outubro de 2017 Categorias: Gastronomia Sem Comentários

Olá pessoas, essa semana postei no InstaStories (@blogdesalinha) e comentei com amigas que estava me deliciando com Nutella feita em casa, não demorou muito para chegarem os pedidos de receita. Corre pegar papel e caneta e anote todos os detalhes dessa receita verdadeiramente italiana de Nutella feita em casa:

 

A origem da Nutella

 

A Nutella é o nome comercial da marca Ferrero para creme de gianduia com cacau e avelã. Ela foi comercializada pela primeira vez em 1964 pela confeitaria Ferrero que se localizava na cidade de Alba, província de Cuneo, em Piemonte. Portanto, uma receita originalmente italiana, e como não poderia deixar de ser, uma paixão dos italianos.

Com o tempo esta iguaria se espalhou pelo mundo e é adorada pelos apaixonados por doces. Mas, estar na Itália e não comer Nutella é quase impossível!

 

Como é a Nutella feita em casa?

 

Na minha opinião, esta receita fica com o mesmo gosto da Nutella comprada. A diferença é o fato desta receita não ter adição de conservantes.

Se você é acostumado a comer a Nutella industrializada, aquela da Ferrero, talvez sinta diferença na cremosidade. Mas se você, assim como eu, já é adepto de outras marcas que não usam conservantes ficará mais fácil se adaptar a esta receita feita em casa.

Existem várias receitas na internet de Nutella feita em casa, esta é uma que já foi inúmeras vezes testada pela minha sogra e eu copiei, claro! A preparação é simples, fácil e qualquer pessoa pode fazer.

Vamos à receita:

 

Ingredientes

70 g de avelã

70 g de açúcar mascavo

50 g de açúcar

80 g de chocolate amargo

100 g de manteiga

100 ml de leite

Modo de preparo

Para iniciar a preparação da Nutella feita em casa, adicione em um mixer (pode ser liquidificador, desde que seja potente em triturar) as avelãs inteiras, o açúcar mascavo e o açúcar refinado. Deixe triturar e misturar tudo por alguns minutos. Você obterá primeiramente um composto de pó, ao poucos ele se transforma em um creme.

É necessário alguns minutos para que esse processo aconteça. Não desista, pois é o óleo natural das avelãs que fará com que esse pó torne-se um creme.

Feito o creme, reserve.

Em uma panela, coloque o leite, o chocolate amargo e a manteiga. Em fogo baixo, misture os ingrediente até formar uma creme. Nesse momento, adicione o creme de avelã e deixe cozinhar entre 5 e 6 minutos, misturando sempre.

O ponto da Nutella dependerá do seu gosto, caso queira mais líquida retire do fogo logo que completar o tempo, se preferir mais cremosa, deixe no fogo por mais dois minutos.

Despeje em um pote, de preferência de vidro e com tampa para manter melhor a sua Nutella feita em casa. Deixe esfriar, tampe o pote e guarde sempre na geladeira.

Pronto! Viu que fácil essa receita de Nutella feita em casa? Experimente, poste foto e marque o Blog para conferirmos! 

Leia mais curiosidades sobre a Itália aqui.

Até o próximo post!

 

Deixe um Comentário