Logo Desalinha Blog

Paisagem maravilhosa

Termas na Toscana: conheça o charmoso vilarejo de Bagno Vignoni

Por: Ana Lidia 17 de agosto de 2017 Categorias: Dicas de Viagem Sem Comentários

Você sabia que na Toscana existe uma infinidade de termas? As fontes termais normalmente estão nas regiões de montanha, na Toscana isso não é diferente, é nos altos que se encontram boa parte das termas. Hoje vou mostrar para você o charmoso vilarejo na região de Siena conhecido por suas fontes de águas termais, Bagno Vignoni.

Bagno Vignoni
Bagno Vignoni

 

Características da simpática Bagno Vignoni

 

Compreendido no território do Parco Artistico Naturale della Val d’Orcia, Bagno Vignoni faz parte da província de Siena que fica à 50 km. Segundo os dados locais, o vilarejo possui apenas 30 habitantes.

Centro de Bagno Vignoni
Centro de Bagno Vignoni

 

A principal característica do local são as fontes termais de origem vulcânica. Descobertas ainda pelos Etruscos, posteriormente muito utilizadas pelos Romanos e hoje são atração para o turismo, a única fonte de renda do local.

Prepare-se para as curvas, para chegar até o alto é preciso fazer um caminho beeeem sinuoso, mas a vista durante a viagem é espetacular!

Comércio local
Comércio do vilarejo
o borgo
O Borgo de Bagno Vignoni

 

 

As Termas de Bagno Vignoni

 

No centro de Bagno Vignoni fica a “Piazza delle sorgenti” onde existe uma grande banheira/piscina feita em pedras no séc XVI  para a retenção das águas termais, as piscinas eram usadas pelos etruscos e romanos para relaxamento e tratamentos medicinais. Atualmente é proibido o banho neste local.

A água das piscinas vai para o “Parque Natural do Moinhos”, em torno existem ainda alguns vestígios de 4 moinhos medievais que foram escavados nas rochas.

Estes moinhos foram importantes para a economia local, pois como utilizavam as águas termais garantiam o funcionamento mesmo nos períodos de seca nos rios.

Parque dos Moinhos
O Parque dos Moinhos
Estrutura ainda existente dos moinhos
Estrutura ainda existente dos moinhos

 

O Parque dos moinhos fica na entrada do vilarejo e é público, ali as pessoas aproveitam as canaletas e banham os pés nas águas quentinhas.

 

Canais com águas termais
Os canais com águas termais no Parque dos Moinhos

 

Após sair do moinho as águas escorrem pelo vale e formam pequenas piscinas naturais. Estas piscinas podem ser frequentadas, mas lembrando que estão no vale, em meio a natureza  e para alguns isso pode ser desconfortável.

 

 

Queda da água no vale
Queda da água no vale

 

Onde ficar e aproveitar as Termas?

 

Minha dica para quem quer aproveitar as águas termais de Bagno Vignoni com mais conforto é procurar um hotel do local.  Assim, você pode se hospedar e ter acesso às piscinas privadas ou comprar um ingresso de acesso exclusivo às piscinas e aproveitar o dia.

Quando fui a Bagno Vignoni optei por passar uma tarde no Albergo Posta Marcucci, um hotel que fica bem ao centro do vilarejo onde é possível ter acesso às piscinas termais sem se hospedar. 

entrada para as piscinas termais
Entrada do hotel para as piscinas termais
Hotel Posta Marcucci
Hotel Posta Marcucci internamente

 

Existem várias opções de ingressos: o dia todo, somente à tarde, pacotes com aperitivo à beira da piscina ou pacotes com massagens.  

área das piscinas termais
Área das piscinas termais

Minha escolha de somente tarde custou 20 euros, que compreendiam o acesso à estrutura das piscinas, espreguiçadeiras, guarda-sol, banheiros com trocadores, chuveiros e secadores de cabelo, das 14:00 às 18:00 hrs.

espaço relax
Espaço relax
As piscinas com diferentes temperaturas
As piscinas com diferentes temperaturas
acesso hotel
Acesso entre o hotel e as piscinas

Achei que valeu a pena pois a estrutura é ótima, o ambiente super agradável, com uma vista linda, além de ter opções de piscinas com diferentes temperaturas da água.

piscina menor
Piscina menor com águas mais quentes
Piscina maior
Piscina maior de águas termais
espaço bar
Espaço bar próximo as piscinas

 

Quando ir às Termas?

 

A Itália é um país muito versátil, você tem opções de conhecer mar e montanha em poucos quilômetros. Normalmente, durante o Verão opta-se por visitar cidades de mar, enquanto no Inverno a montanha mas, isso não é uma regra. Eu por exemplo, fui até Bagno Vignoni no Verão, em pleno agosto. Esta foi uma opção para fugir um pouco da superlotação das praias e também para aproveitar o ar da montanha, muito mais fresco neste período do ano.

Em geral, o período de maior fluxo de pessoas nas termas é no Outono, entre setembro e novembro, pois ainda não está tão frio e se aproveita melhor as águas quentinhas.

Paisagem maravilhosa
Paisagem maravilhosa em Bagno Vignoni

Eu diria que as Termas são ideais em qualquer período do ano! Quer saber mais como aproveitar o verão na Itália? Leia aqui.

Não vejo a hora de voltar a Bagno Vignoni e aproveitar as águas termais, elas fazem bem para corpo e alma!

 

Gostou? Deixe seu comentário e siga nossas redes sociais.

Até o próximo post!

Deixe um Comentário